5 aplicativos para economizar dinheiro e fazer fluxo de caixa

Por Thiago Goulart – Editor do Blog Valor Educação

Manter a vida financeira organizada é o sonho da grande maioria de nós. Afinal, quem não quer colocar a cabeça no travesseiro à noite e saber que não precisa se preocupar com dinheiro, não é mesmo?

Como você está aqui, é bem provável que tenha se identificado com o primeiro parágrafo. Seja você um iniciante no mundo do planejamento financeiro ou alguém que já tem conhecimento, mas busca por um maior controle do dinheiro, este artigo é para você.

Neste texto traremos a tecnologia para perto e apresentaremos a você 5 aplicativos para economizar dinheiro. Então, caso tenha interesse em cuidar melhor das suas finanças em qualquer situação, fique por aqui e acompanhe nossas sugestões!

Importância do controle financeiro

Seja qual for o seu objetivo, sem controle financeiro será muito difícil atingi-lo. E, caso o atinja, será bem provável que você acabe atolado em dívidas.

Mas falar sobre controle das finanças é ir um pouco além. Uma pessoa que gerencia seu dinheiro sabe que, além de realizar sonhos, ele deve servir para proporcionar uma vida tranquila.

Por isso, pessoas bem organizadas financeiramente conseguem montar suas reservas de emergência. Basicamente, a reserva deve cobrir o padrão de vida de um indivíduo por, no mínimo, seis meses.


Isso significa que, caso algum imprevisto aconteça, a pessoa que construiu esta proteção terá de onde tirar dinheiro, garantindo-lhe uma certa tranquilidade financeira.

Contudo, tanto para criar o colchão financeiro quanto para realizar sonhos é preciso ser cuidadoso com as finanças e dar uma atenção especial ao fluxo de caixa. Afinal de contas, se você gasta mais do que recebe, por exemplo, não tem como ser saudável financeiramente, certo?

Como comentamos, você pode contar com a tecnologia para ajudá-lo nesta tarefa. Por isso, agora veremos alguns aplicativos para economizar dinheiro que poderão ser muito úteis para o seu dia a dia.

Dicas de aplicativos para economizar dinheiro

Os cinco aplicativos que separamos para você são:

1. GuiaBolso

Este é um aplicativo que ajuda a economizar dinheiro bastante conhecido por várias pessoas. Com ele você consegue controlar o seu fluxo de caixa, pois o app permite o registro de tudo o que entra e sai de suas contas bancárias.

Para isso, basta cadastrar todas as suas contas e a cada gasto ou recebimento o próprio aplicativo faz o registro em categorias – como vestuário, transporte, lazer e alimentação. Assim você consegue saber exatamente para onde seu dinheiro está indo (o aplicativo oferece a visualização também em forma de gráficos).

Dessa maneira, é possível realizar cortes, se for necessário, e utilizar o dinheiro com muito mais sabedoria.

Uma outra função bem interessante do GuiaBolso é que ele permite que você cadastre um objetivo e faça um plano de quanto precisará economizar para conseguir ter dinheiro o suficiente para realizá-lo.

O aplicativo está disponível para Android e IOS.

2. Organizze

Dos aplicativos para economizar dinheiro desta nossa lista, o Organizze é aquele que se propõe a organizar a vida financeira do usuário. Ele permite que a pessoa monitore seus gastos diários e consiga definir melhor suas prioridades e onde precisa economizar.

Este app tem um ponto bem positivo: deixa tudo salvo na nuvem e as informações estão acessíveis tanto em um dispositivo móvel quanto em um computador. Além disso, o Organizze pode ser usado offline e, quando o usuário se conectar a um Wi-Fi, o próprio app transmite as informações para a nuvem.

O Organizze está disponível para Android e IOS.

3. Toshl Finanças

Se você procura por aplicativos para economizar dinheiro pensando em orçamento doméstico, esta é uma boa opção. O Toshl Finanças ajuda a planejar e analisar receitas e despesas e realizar o orçamento.

Por meio dele, você pode cadastrar as despesas e receitas fixas e as planejadas. É possível também estruturar um orçamento – geralmente familiar – e ir acompanhando quanto falta para atingir o montante estabelecido. Isso ajuda a manter um melhor controle do dinheiro mês após mês.

O app também tem uma funcionalidade que pode ser bastante útil em viagens. Isso porque, enquanto a família viaja, é possível acrescentar despesas e projeções de gastos em outra moeda.

O Toshl Finanças está disponível para Android e IOS.

4. Mobilis

O aplicativo se descreve como gerenciador financeiro pessoal fácil de usar, e ele realmente é intuitivo. Por meio dele, o usuário consegue acompanhar suas receitas, despesas, contas a pagar e gastos com cartão de crédito.

Além disso, as finanças podem ser organizadas por metas de gastos de acordo com categorias, permitindo o acompanhamento diário. O aplicativo está disponível para Android e IOS.

5. Google Sheets

Trata-se de um editor online de planilhas do Google. Não é exatamente um aplicativo, mas como você pode utilizar o Google Sheets no seu celular, pode ser uma opção interessante para quem quer ter controle financeiro em mãos e não abre mão da simples e velha – porém útil – planilha.

Dentro do próprio Google Sheets é possível encontrar diversos modelos prontos de planilhas que podem ser facilmente editáveis. Há opções com gráficos que são atualizados automaticamente e que permitem ao usuário uma melhor visualização de onde está sendo gasto o seu dinheiro.

E para quem não gosta de modelos prontos de planilha, o Google Sheets permite também a criação de planilhas.

Dica final

Com essas 5 sugestões de aplicativos para economizar dinheiro você consegue ter um grande aliado nas finanças pessoais e manter um bom fluxo de caixa. Mas não se esqueça que nada acontece sem um esforço.


Independentemente da maneira que você escolha para controle dos gastos diários, se sua vida financeira estiver bagunçada, o aplicativo servirá para que você consiga identificar o que merece atenção e precisa de mudanças.

Caso esteja gastando mais do que ganha, terá que fazer uma análise de como está levando a sua vida e determinar o que poderá sair da sua lista de gastos. Essa análise é bem pessoal e depende de cada um. O importante é não se acomodar e sempre buscar melhorar a sua relação com o dinheiro.

Seja como for, com organização, controle, planejamento e disciplina todos conseguem ser financeiramente saudáveis. E, como nosso objetivo é lhe ajudar nessa jornada, confira um passo a passo para conseguir a tão sonhada saúde financeira.

Thiago Goulart

Editor do Blog Valor Educação

>> Professor e jornalista pela PUC-SP com ênfase em economia.

e-mail: tgoulart@valorinvestimentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *