Boletim Focus do Banco Central: descubra por que e como acompanhá-lo!

Se você já investe no mercado financeiro deve saber que é importante, antes de realizar seus aportes, conhecer seu perfil de investidor e ter bem definido os objetivos pessoais para cada um dos investimentos a serem considerados – sejam eles para curto, médio e longo prazo. Estar bem informado para tomar estas decisões de investimento, no entanto, também é um passo fundamental para aumentar sua assertividade na hora de fazer suas aplicações.

Quando o assunto é economia e indicadores econômicos, não há um documento mais completo que o Boletim Focus do Banco Central. Apesar de sua importância, no entanto, este documento ainda não é acompanhado por boa parte dos investidores – que, muitas vezes, simplesmente desconhecem a utilidade do boletim em relação ao seu dia a dia.

Por isso, no artigo de hoje, você irá descobrir por que e como acompanhar o Boletim Focus do Banco Central periodicamente e se preparar cada vez mais para fazer aportes sólidos no mercado financeiro – considerando, entre outras questões, as projeções econômicas de grandes players do mercado para o Brasil.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é o Boletim Focus do Banco Central?

O Boletim Focus – também conhecido como Relatório Focus – é um documento divulgado pelo Banco Central (BACEN) desde o ano de 2001, que reúne algumas das mais importantes informações referentes às expectativas relacionadas à economia brasileira.

Atualmente, o documento é elaborado por profissionais do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin) do Banco Central e reúne um resumo das principais expectativas do mercado em relação à economia brasileira, a partir das percepções de bancos, gestoras de recursos e demais instituições financeiras.

Divulgado semanalmente (às segundas-feiras) no site do Banco Central, este relatório é conhecido por atuar como uma verdadeira bússola para investidores – nacionais e estrangeiros.

Quais informações o Boletim Focus oferece?

Como você já sabe, o Relatório Focus traz, semanalmente, estimativas atualizadas sobre de alguns dos principais indicadores da economia brasileira, como os índices a seguir:

– Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

– Taxa Selic;

– Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M);

– Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo (IPC-Fipe);

– Taxa de Câmbio;

– Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro

– Outros.

Cada um destes índices – e suas respectivas variáveis – têm um papel importante na economia como um todo. Por isso, a interpretação e o conhecimento adequado de cada um deles pode ser uma fonte importante de consulta para o investidor na hora de tomar suas decisões de investimento.

Por que acompanhar o Relatório Focus?

Acompanhar a divulgação do Boletim Focus do Banco Central semanalmente – ou ao menos regularmente – é um hábito importante a ser mantido por qualquer investidor.  Afinal, é a partir deste acompanhamento do documento que se consegue ter uma visão mais ampla da economia e dos indicadores econômicos do país.

Esta prática pode ajudar – e muito – os investidores na hora de fazerem seus aportes e decidir onde aplicar seu dinheiro, a partir das projeções econômicas para os próximos meses ou anos.

Se, por exemplo, as projeções do mercado sugerem um avanço da taxa Selic para os próximos meses ou anos, o investidor pode considerar investimentos que se beneficiarão este aumento das taxas de juros no futuro. Se, por outro lado, a expectativa é por novas quedas nos juros, o investidor pode considerar outros aportes mais alinhados às projeções econômicas.

Os investidores, no entanto, não são o único grupo a quem o relatório Focus costuma interessar. Enquanto o relatório é uma peça fundamental para auxiliar o investidor na tomada de decisão dos seus investimentos, ele também pode ser uma fonte de informação valiosa também para grandes empresas e empreendedores – como  os importadores e exportadores, por exemplo.

Como fazer a leitura deste documento?

O Boletim Focus do Banco Central, em uma primeira leitura, pode parecer confuso de se entender. Esta, no entanto, é apenas uma impressão equivocada do documento que, se lido corretamente, pode ser facilmente compreendido.

Para fazer a leitura deste documento corretamente, você deve acessar o site do BC e abrir o relatório mais recente publicado. Se o seu objetivo é encontrar um conteúdo mais antigo, basta escolher, por datas, o relatório de seu interesse.

Na primeira página do relatório, você encontra a data de divulgação do Boletim e as projeções do mercado para a inflação brasileira. Em seguida, é possível acompanhar o comportamento dos indicadores nos últimos relatórios divulgados e no relatório atual, conhecendo as projeções do mercado para índices como o IPCA, IGP-M, IPC-Fipe, entre outros.

Seguindo pelo documento é possível também encontrar dados de projeções anuais para a economia brasileira, incluindo as expectativas para o ano presente e para o ano futuro. Você pode acompanhar a evolução e projeções para a meta da Taxa Selic, crescimento do PIB, crescimento da Produção Industrial, dados da Balança Comercial, entre outros dados.

Uma importante questão que você não pode negligenciar quando o assunto é ler o Boletim Focus do Banco Central é a tabela “Top 5”, que reúne as projeções das cinco instituições que mais acertaram as previsões dos indicadores econômicos no passado – conferindo maior credibilidade às projeções apresentadas. Além da tabela “Top 5”, no entanto, vale a pena identificar e acompanhar as demais projeções e informações contidas neste relatório.

Conclusão

O Boletim Focus do Banco Central é um documento bastante completo e muito útil para todos aqueles que desejam estar sempre informados sobre as projeções econômicas e que entendem os impactos destas perspectivas no mercado financeiro e de capitais como um todo.

As informações contidas no documento, portanto, são altamente relevantes e podem ser muito úteis para empresários e investidores – servindo como um apoio importante para cada um destes grupos na hora da tomada de decisões.

Se você não tem o hábito de acompanhar o Relatório Focus periodicamente, mas costuma manter-se sempre atento às informações relacionadas à economia brasileira, este pode ser um bom momento para manter a leitura periódica do Boletim Focus no seu dia a dia.

A leitura das informações ali contidas pode ser muito mais fácil do que você imagina e os resultados deste acompanhamento poderão ser bastante promissores para você e para os seus investimentos.

Gostou do artigo de hoje sobre o Boletim Focus do Banco Central? Então siga-nos em nossas redes sociais e assine nossa newsletter para se manter cada vez mais informado sobre o mercado financeiro!

tipos de investimentoPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *