Entendendo a Previdência Privada e a Previdência Social

A Previdência Social é uma responsabilidade do governo, que garante ao trabalhador, com carteira assinada, continuar recebendo uma renda após se aposentar.

Isso acontece porque todos os meses uma parcela do salário é recolhida para ser “devolvida” quando você resolver parar de trabalhar, seja por tempo, doença, invalidez etc.

Há dois grandes problemas com esse sistema:

  • O Governo brasileiro paga benefícios previdenciários não apenas para quem contribui, mas também para os seus dependentes (cônjuges e filhos, por exemplo) no caso de morte do segurado.
  • Quem paga por isso são os trabalhadores ativos, que financiam os inativos.

Como as pessoas estão vivendo cada vez mais, existem mais inativos para os ativos. Em 2020, serão quase 30 milhões de brasileiros acima dos 60 anos, segundo dados do IBGE.

O grande problema, é que em muitos casos essa “mesada” não garante o mesmo padrão de vida dos beneficiários, e é nesse momento que a Previdência Privada aparece como solução.

Como o próprio nome sugere, essa é uma forma de investimento alternativa para quem não quer contar apenas com o governo para garantir uma vida confortável ou deseja atingir planos de longo prazo, como por exemplo pagar a faculdade dos filhos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *