Banco Central do Brasil: saiba o que é Bacen e quais as suas funções

Apesar da importância que ele tem para as questões financeiras no país, muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que é o Bacen, suas atribuições e porque ele é tão relevante para o cenário econômico e financeiro do país. As decisões tomadas podem afetar o dia a dia dos consumidores, mesmo que eles não tenham conhecimento a respeito dessas questões.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo para explicar o que é, quais são suas atribuições e como ele influencia o mercado de investimentos. Você se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e saiba mais agora mesmo!

O que é Bacen?

O Banco Central do Brasil — também chamado de Bacen ou BC — foi fundado em 1964 e é uma das principais autoridades no que diz respeito ao aspecto monetário no país. Por meio dele é que são tomadas decisões voltadas para regular a economia e evitar desajustes que podem ser prejudiciais para todos os países.

Quais são as funções do Banco Central?

O Bacen é o principal agente financeiro do país. Todos os gastos e recursos do Brasil passam por auditorias realizadas pelo BC. As outras instituições bancárias — bancos públicos ou privados — também devem prestar contas ao Banco Central. Nos próximos tópicos, explicamos melhor todas as atribuições.

O Banco Central do Brasil é o responsável por monitorar e moderar a quantidade de moeda circulante, as taxas de juros praticadas, os créditos disponíveis e o andamento da economia do país, além de outras questões ligadas ao sistema financeiro.

Banco de outros bancos

O Bacen regula e monitora o trabalho de outros bancos, além de receber as reservas. Entre as atividades realizadas estão:

  • o fornecimento de crédito aos bancos;
  • a atuação como vigilante do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB);
  • a operação do Sistema de Transferência de Reservas (STR);
  • a intervenção sobre os bancos em situações mais graves (como problemas de liquidez).

Banco do governo

Nessa função, o BC fica responsável pelas principais contas do governo, o que é essencial para manter e controlar o orçamento público. Entre as atribuições ligadas a esse trabalho estão:

  • o armazenamento e a gestão de reservas de moedas estrangeiras;
  • a regulação das questões orçamentárias do governo (incluindo as finanças dos estados e municípios);
  • a atuação em leilões de títulos públicos (em nome do Tesouro Nacional).

Além disso, ele também funciona como um assessor econômico do governo, fornecendo informações relevantes que podem ser usadas no processo decisório.

Controle da emissão de dinheiro

O BC também é responsável por controlar o montante de dinheiro que circula no Brasil, as taxas de juros, os créditos e o desenvolvimento da economia. Também fiscaliza o funcionamento de todos os bancos no país e o funcionamento cambial.

Enquanto a Casa da Moeda é responsável pela produção do papel-moeda, o Banco Central é o responsável pela emissão e circulação do dinheiro gerado. Esse monopólio e controle tem como objetivo evitar a falsificação e grande quantidade de moeda no mercado (o que causaria desvalorização).

Gestor do sistema financeiro brasileiro

Essa função está ligada ao desenvolvimento e à estabilidade do sistema financeiro. Isso é feito por meio da fiscalização e supervisão das instituições financeiras atuantes no país, além da criação de normas de funcionamento — o objetivo é fazer com que esse sistema seja cada vez mais sólido.

Organizador da política monetária

Trata-se do controle no processo de criação da moeda e a adequação dos créditos e dos meios de pagamento. O objetivo é fazer essa organização sem que o equilíbrio dos preços seja prejudicado.

Executor da política cambial

Como mencionado, o BC também é responsável pelo armazenamento e gestão de ativos em moedas estrangeiras. Isso está ligado ao mercado de câmbio e às taxas praticadas no mercado, o que é fundamental para a construção do poder de compra do Brasil e para conquistar um desempenho positivo nas transações internacionais.

Essa política também está ligada à entrada de dinheiro estrangeiro no país. Assim, tomm-se decisões voltadas para evitar a desvalorização do real diante de moedas internacionais.

As estratégias adotadas influenciam diretamente o trabalho de importadores e exportadores. Dessa forma, se o dinheiro estrangeiro se valoriza, os exportadores conseguem bom desempenho financeiro, enquanto os produtos internos que dependem de matéria-prima importada se tornam mais caros.

Como ele influencia o mercado de investimentos?

Por ser responsável por diversas questões que impactam a economia e os resultados, já é possível imaginar que as decisões tomadas influenciam o mercado de investimentos, principalmente no que diz respeito às taxas colocadas em prática. Resumindo, o Banco Central recebe como atribuições questões como:

  • gerenciamento da política monetária e econômica;
  • definição das taxas de juros da economia (definida pelo Copom);
  • controle da oferta da moeda.

Assim, podemos afirmar que é ele que avalia as métricas de economia e, com base nisso, decide quais caminhos serão tomados nas decisões. Além do mais, a taxa básica de juros (Selic) é que orienta os empréstimos e o pagamento de rendimentos de investimentos financeiros.

De maneira geral, o Banco Central do Brasil também controla os regulamentos da Bovespa (bolsa de valores), o que afeta as expectativas de empresas, investidores e consumidores. Assim, as reuniões realizadas com o Copom sempre são acompanhadas por quem está no mercado de investimentos, já que as taxas afetam decisões sobre quais aportes e em quais produtos eles devem ser feitos.

Saber o que é Bacen e qual é o papel dele na economia e no mercado financeiro é um dos pontos mais básicos para quem deseja tornar-se investidor. Acompanhar as notícias referentes às decisões tomadas ajuda a entender qual é a melhor opção de investimento para o momento e qual deve ser evitada. Ademais, isso também ajuda a entender melhor como funciona a dinâmica da economia no país.

Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas? Quer continuar acompanhando outros artigos relacionados à economia e ao mercado financeiro? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram!

tipos de investimentoPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *