Por que vale a pena apostar no investimento gradual em ações?

A bolsa de valores é um ambiente muito interessante para investidores. Entretanto, diversas pessoas ainda têm dúvidas sobre como coordenar suas escolhas. Uma pergunta comum é se o investimento em ações deve ser visto como de curto prazo ou longo prazo.

Outra dúvida muito presente é: vale a pena comprar os papéis de forma gradual? As respostas e as decisões para sua carteira dependem do seu perfil de investidor e do que deseja com os rendimentos.

Também é fundamental ter conhecimento sobre o assunto. Por isso, preparamos um conteúdo completo. Acompanhe a seguir informações relevantes acerca do investimento em ações e saiba como basear suas escolhas com mais segurança!

Por que investir na bolsa para o longo prazo?

Você provavelmente sabe que a renda variável pode servir bem tanto a investidores quanto a especuladores. Ou seja, existem os investimentos e as operações de compra e venda feitas no curto prazo com o objetivo de obter lucro com trades.

Contudo, muitos especialistas e investidores no mercado de ações preferem realizar — e defender — os investimentos de longo prazo. Uma das principais razões para a escolha é que ela permite um manejo melhor do risco.

Afinal, as oscilações das ações no curto prazo podem fazer com que elas se mostrem menos vantajosas do que indicadores da renda fixa – como o CDI – justamente devido ao maior risco no curso prazo. Mas o comportamento costuma ser bem diferente com o passar do tempo.

Quando se fala em longo prazo a referência é um período maior do que 5 anos. Em intervalos maiores que 10 anos, os papéis de boas companhias se mostram ainda mais vantajosos — mesmo com as crises temporárias que surgem de vez em quando.

A lógica da bolsa de valores mostra que empresas sólidas tendem a dar bons resultados em intervalos de tempo maiores no futuro, ainda que o preço de suas ações passe por variações no curto prazo.

Logo, realizar investimentos graduais e recorrentes em ações parece ser uma boa escolha. Especialmente se a ideia for visar um horizonte de 5 anos, 10 anos ou mais. Assim, é possível aguardar o prazo de maturação dos investimentos em bolsa e colher melhores resultados.

Quais são as vantagens do investimento gradual em ações?

Como você viu, o investimento de longo prazo em ações costuma ser um caminho vantajoso para o investidor. Além de poder trazer resultados financeiros maiores do que outras alternativas do mercado, ele permite que você planeje com maior flexibilidade sua carteira.

Confira algumas vantagens de fazer investimentos graduais em ações!

Flexibilidade

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre se precisam poupar um valor alto em dinheiro para entrar no mercado de ações. Na verdade, não é necessário. Se a opção for pelo investimento gradual, você pode começar aportando valores menores.

A renda variável é acessível, especialmente para quem utiliza o mercado fracionário de ações. Nele, é viável adquirir uma quantidade de papéis fora do lote padrão de 100 ações. Logo, você pode comprar apenas um papel, se assim desejar.

Isso significa que o investimento gradual traz flexibilidade ao investidor. Afinal, ele pode aportar um pouco todos os meses.

Custos com taxas e impostos também podem menores para quem investe gradualmente na comparação com especuladores, por exemplo. Isso porque, nos investimentos graduais visando o longo prazo, não costuma haver grande volume de vendas — como aconteceria nos trades.

Lucros significativos

Investir gradualmente e de olho no longo prazo das ações permite ao investidor ter lucros significativos. Como você viu no início do post, a possibilidade de valorização das ações aumenta de acordo com o prazo do investimento.

Uma maneira de avaliar tal ponto é comparar os índices CDI e Ibovespa, que mostram o comportamento da renda fixa e das ações no Brasil.

Um estudo divulgado pela empresa de informações financeiras Economatica, por exemplo, mostrou que, no acumulado entre 2015 e 2017, o Ibovespa apresentou rentabilidade de 52,78%, contra 41,90% do CDI.

Vale destacar que o Ibovespa levou vantagem até mesmo no período em que a taxa CDI ainda era bastante alta no Brasil. Hoje, com a taxa de juros brasileira alcançando os patamares mais baixos da história, a tendência é que a renda variável seja ainda mais atrativa para o investidor.

Contudo, vale a pena considerar algumas particularidades em relação ao Ibovespa. Ele representa as empresas cujas ações são mais negociadas na bolsa, mas não significa que todas elas são companhias vantajosas para os investidores.

De modo geral, é possível ter resultados ainda melhores do que o índice se você investe focado na análise de bons fundamentos. O Ibovespa, portanto, é apenas uma referência dos resultados que a bolsa de valores pode trazer ao investidor.

Preço médio

Outra vantagem do investimento gradual em ações é a oportunidade de construir um bom preço médio da sua carteira de ações.

Como você sabe, o preço dos papéis oscila constantemente no mercado. Assim, quem faz aportes graduais e frequentes está se expondo às oscilações a cada mês e, provavelmente, terá uma variação menor no longo prazo — porque os valores se equilibram quando se calcula o seu preço médio.

É diferente de comprar ações apenas quando elas estão em alta, por exemplo. Nesse caso, os ganhos podem ser limitados, pois se pagou “caro” nos papéis.

De outro lado, esperar sempre a baixa do mercado para comprar pode fazer com que o investidor perca oportunidades de aporte – e não se foque nos aportes frequentes, que são fundamentais para construção de patrimônio.

Por isso, investimentos graduais permitem manter seus planos e estabilizar um preço médio interessante ao longo do tempo.

Dividendos

Mais uma vantagem de investir em ações para o longo prazo e de maneira gradual é contar com o recebimento de proventos — que são a divisão de lucro das empresas entre os acionistas. Ao receber dividendos, você pode reinvesti-los.

Assim, aumenta os seus aportes e impulsiona seu patrimônio, aproveitando ainda mais os juros compostos da economia real sobre seus investimentos. Com o crescimento da empresa na qual você investe — e também do seu percentual de ações ao longo do tempo, a tendência é receber dividendos cada vez maiores – e crescer sua carteira.

Nesse ponto, vale a pena destacar a importância de escolher empresas com bons fundamentos para manter a sociedade a longo prazo. Afinal, você precisa se certificar de que a companhia seja sólida e tenha boas perspectivas para o futuro.

Evolução patrimonial

Por fim, uma das maiores vantagens ao investir em ações é ver o seu patrimônio evoluindo de tempos em tempos. Ainda que sejam feitos pequenos investimentos gradualmente, é possível notar o crescimento dos seus recursos.

O objetivo de investir é multiplicar seu dinheiro e fazê-lo trabalhar para você, não é mesmo? Nas ações, os resultados conquistados pelos negócios lhe garantem retornos e fazem com que o seu patrimônio siga crescendo — e, quando há reinvestimentos, a evolução é impulsionada.

Percebe como o investimento em ações pode lhe proporcionar retornos significativos no longo prazo?

Considere as informações que trouxemos neste conteúdo e organize sua carteira de acordo com os objetivos que possui. Assim, será muito mais fácil acumular patrimônio e realizar seus objetivos financeiros!

Para acelerar este processo, que tal contar com a ajuda de uma das maiores assessorias de investimentos do país? Entre em contato conosco e conheça nossa assessoria parceira, a Valor Investimentos, que possui uma das melhores mesas de renda variável dos escritórios vinculados à XP Investimentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *