Ray Dalio: você conhece o fundador da Bridgewater?

Você já ouviu falar sobre Ray Dalio? Este é, provavelmente, um dos maiores nomes do mercado financeiro da atualidade.

Além de um grande investidor, Dalio também é um empreendedor de sucesso. Ele fez da sua empresa, a Bridgewater, uma das companhias mais respeitadas do mercado – graças, principalmente, aos seus princípios e habilidades em investimentos.

Se você já é um investidor ou deseja começar a investir, vale a pena conhecer esse importante nome do mercado mundial. Reserve alguns minutos para saber mais sobre Ray Dalio e a Bridgewater!

Quem é Ray Dalio?

Ray Dalio é empresário e um dos maiores investidores da atualidade. Seu conhecimento em investimentos e seu modelo de gestão único de empresas o fez se destacar tanto no mercado financeiro quanto no empreendedorismo.

Foi ele o responsável por fundar o maior fundo de investimentos do tipo hedge do mundo – gerenciado pela sua empresa. E seus livros são, até hoje, leitura obrigatória para quem deseja saber mais sobre o mercado financeiro.

Dalio também é um dos homens mais ricos do mundo. Nos últimos anos ele tem sido figura frequente entre as 100 pessoas mais ricas do planeta, segundo a revista norte-americana Forbes.

Um pouco sobre a vida de Ray Dalio

Seu nome completo é Raymond Thomas Dalio. Nasceu em Nova Iorque, no ano de 1949. Sua vida no mercado financeiro começou cedo. Aos 12 anos de idade fez seu primeiro investimento, comprando ações da Northeast Airlines. O investimento foi triplicado após uma fusão da aérea com outra companhia.

Seu interesse em investimentos o fez optar por estudar Finanças na Long Island University. Depois de sua graduação, fez um MBA na Harvard Business School. Após seus estudos, começou a trabalhar no mercado financeiro.

Um dos seus primeiros empregos depois de formado foi no pregão da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Lá, era responsável pelas negociações de contratos futuros e commodities.

Algum tempo depois, começou a trabalhar na Dominick & Dominick como diretor de commodities. Um ano antes de abrir seu próprio negócio, Dalio se tornou trader na Shearson Hayden Stone.

Sua empresa de investimentos, a Bridgewater Associates, foi fundada em 1975. Relatos contam que o negócio foi fundado por Dalio em um apartamento pequeno de dois quartos, em sua cidade natal.

Como Ray Dalio construiu seu patrimônio?

Ray Dalio sempre teve bons resultados com seus investimentos. Contudo, boa parte do seu patrimônio foi alavancada graças à Bridgewater Associates. Afinal, após ajustes relacionados à gestão da empresa e investimentos, a companhia não parou de crescer.

Engana-se, no entanto, quem acredita que todos os passos de Dalio tiveram êxito. Em 1982, por exemplo, ele obteve um grande fracasso quando apostou tudo em uma crise que nunca ocorreu. Nessa época, o mercado estava muito volátil e Dalio acreditou que a economia norte-americana entraria em crise.

Mas o que aconteceu foi exatamente o oposto e os Estados Unidos tiveram um período de crescimento econômico. Esse erro fez Dalio perder boa parte da sua fortuna e demitir praticamente todos seus funcionários.

Após este importante aprendizado, Dalio focou em ajustar a gestão do seu negócio. Já na década de 1990, elaborou uma série de princípios para reger as relações pessoais e profissionais dentro da Bridgewater.

Em 2005, o fundo criado por Ray Dalio se tornou o maior fundo de hedge do mundo. Anos depois, Dalio foi eleito pela Bloomberg uma das 50 pessoas mais influentes do mercado financeiro.

Um pouco sobre a Bridgewater

A Bridgewater Associates foi fundada em 1975. Seu êxito no mercado se deu, principalmente pela expertise de Ray Dalio – que até hoje é um dos maiores estrategistas da companhia.

E foram essas habilidades em investimentos e estratégias de gestão do seu fundador que fizeram a Bridgewater ser considerada um dos maiores cases de sucesso do segmento financeiro.

É a Bridgewater que está, nos dias de hoje, à frente do maior fundo de hedge do mundo. É possível, inclusive, investir nesse fundo por meio da plataforma da XP Investimentos.

Quando falamos sobre a Bridgewater Associates não podemos também deixar de citar os princípios de Ray Dalio para gestão do negócio. Esses princípios – que chegaram a ser mais de 200 – se tornaram referência para o mundo empresarial.

Quais os princípios de Ray Dalio?

Os princípios que Ray Dalio formulou regeram sua vida pessoal e profissional. Confira alguns deles abaixo:

Tenha a mente aberta

As pessoas devem estar abertas a ouvir feedbacks e aproveitar novas oportunidades. Para Dalio, o ego pode ser o pior inimigo para a tomada de decisões.

Ter humildade e aceitar que nem sempre estamos certos pode mostrar uma realidade que não queremos ver.

Encare a realidade

Dalio diz que devemos parar de viver no mundo das ilusões para evitar frustrações. Em vez disso, é necessário aceitar a realidade e aprender a lidar com ela.

Entender que não somos mais especiais que os outros nos ajuda a aceitar a realidade mesmo quando ela não coincide com nossas expectativas.

Entenda o risco da inflação

Esse princípio de Dalio ligado às finanças relembra que a inflação tem um impacto considerável no mercado financeiro.

Por isso, é essencial saber diversificar o portfólio com base no risco de inflação para ter retornos consistentes ao longo do tempo.

Não tenha viés ao investir

Os investidores precisam ter cuidado com o efeito manada. Vieses fazem os investidores investirem sem se basearem na realidade. Por isso, é importante evitá-los.

Referência para o mercado financeiro

Como você viu até aqui, Ray Dalio é um nome que se tornou referência para investidores e empreendedores em todo o mundo. Além do sucesso conquistado a partir da Bridgewater Associates, Dalio contribuiu com o mercado através da publicação de inúmeras obras.

Ele foi autor de diversos livros que podem servir de consulta para investidores e empreendedores. Alguns de seus livros mais conhecidos são:

  • Princípios;
  • Changing World Order: Why Nations Succeed or fail;
  • Big Debt Crises.

O primeiro livro citado é o mais conhecido e pode ser encontrado em português. Essa é a obra que aborda os princípios que Dalio leva para sua vida pessoal, profissional e para seus investimentos.

Se você ainda não conhece estas leituras, vale a pena se inteirar melhor sobre elas. Especialmente o livro “Princípios” – o mais famoso entre os leitores brasileiros.

E você, gostou de aprender sobre Ray Dalio? Então reserve mais alguns minutos para continuar aprendendo sobre investimentos! Veja agora os principais tipos de aplicação financeira em renda variável!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *